O QUE É A ABDOMINOPLASTIA?
Abdominoplastia Brasilia DF – A abdominoplastia é uma cirurgia realizada com três objetivos: diminuir flacidez da pele, diminuir flacidez muscular e diminuir a quantidade de gordura no abdômen. Ao mencionarmos a cirurgia de abdômen, podemos nos referir a três tipos diferentes de cirurgias:
- Abdominoplastia clássica
- Lipo Abdominoplastia
- MiniAbdomen
Aqui nós descreveremos a Abdominoplastia clássica. Caso queira ler sobre os outros dois tipos de cirurgia, basta clicar (Lipo Abdominoplastia, Miniabdominoplastia)
COMO FUNCIONA? COMO É A TÉCNICA DE ABDOMINOPLASTIA?
A Abdominoplastia é uma cirurgia realizada com uma incisão no baixo ventre. Essa cicatriz fica em uma área coberta pelo lingerie, biquíni ou roupa de banho.
Através dessa cicatriz é realizado um descolamento da gordura e pele. O músculo reto abdominal fica exposto e permite a sua sutura e reforço com fios resistentes.
É uma cirurgia indicada nos casos de abdômen globoso após gestações e obesidade.
A anestesia pode ser realizada com peridural mais comumente associada à sedação. Portanto, a paciente dormirá e não irá acordar durante a cirurgia. Mas podem ser realizadas as anestesias raqui ou geral.
Apesar de muitos acreditarem ser uma cirurgia dolorosa, isso não é verdade. A dor é um sintoma pouco comum no pós-operatório.
Alguns cuidados devem ser tomados no pré-operatório, sendo solicitados exames para avaliação clínica.
Os riscos de trombose ou trombo embolia pulmonar podem ser minimizados com uso de anestesia peridural, massageadores intra-operatórios automatizados, orientações, deambulação precoce e medicações em alguns casos.
ABDOMINOPLASTIA BRASILIA DF: COMO É O PÓS-OPERATÓRIO?
Como falado anteriormente, é uma cirurgia pouco dolorosa. Mas a paciente deve andar curvada e dormir também curvada). Isto pode trazer algum desconforto na coluna.
Na nossa clínica que trabalha com a abdominoplastia brasilia DF, sugerimos que essa posição seja mantida por 15 dias. Após essa data, a paciente volta a andar mais reta.
Colocamos um dreno para sugar as secreções da área operada. A permanência do dreno se faz necessária por 5 dias em média. A retirada do dreno não provoca dor.
Mas é comum a paciente ficar ansiosa pela retirada. Há a necessidade do uso de cintas modeladoras por cerca de 2 meses.
Orientamos ainda a complementação com o auxílio de drenagens linfáticas, ultrassom com aparelhos modernos (usamos o Manthus Start na nossa clínica) e aparelhos modernos de Radiofrequência (Hertix).
Leia mais: Mulheres optam cada vez mais pela abdominoplastia.
QUAIS SÃO AS COMPLICAÇÕES MAIS COMUNS?
Inchaço da área operada e das pernas, equimoses (roxos na pele), cicatrizes largas, seroma (liquido que acumula abaixo da gordura), sangramentos (geralmente de pequena quantidade), perda da sensibilidade da área acima da cicatriz.
COMO É A INTERNAÇÃO PARA REALIZAR A. ABDOMINOPLASTIA?
A paciente costuma internar pela manhã. A cirurgia deAbdominoplastia Brasilia DF dura em média 2 horas. A paciente fica um período na sala de recuperação anestésica e vai para o quarto. Ficará no quarto até o dia seguinte quando terá alta.
COMO FICARÁ MEU UMBIGO APÓS A ABDOMINOPLASTIA?
Cada cirurgião utiliza uma técnica diferente para refazer o umbigo. O Dr. Armando Cunha utiliza uma técnica de cicatriz embutida, ou seja, a cicatriz não costuma ficar aparente na pele externa do abdômen. Abdominoplastia Brasilia DF
A ABDOMINOPLASTIA PODE SER ASSOCIADA À LIPOASPIRAÇÃO?
Sim. Frequentemente fazemos essa associação. A Abdominoplastia não tem muito resultado sobre a cintura. Assim, com a associação da lipoaspiração, podemos diminuir ainda mais as medidas da cintura com a sucção da gordura.
REALIZAR ABDOMINOPLASTIA IRÁ IMPEDIR A POSSIBILIDADE DE FICAR GRÁVIDA/GESTAÇÃO?
Não. Ocorre algumas vezes casos de gestações após a abdominoplastia. A natureza da mulher é sábia. A musculatura ganha elasticidade e frouxidão. A gestação costuma ocorrer sem intercorrências. Mas não é recomendável tal conduta. Ao ter nova gestação, a mulher terá risco de ganhar novas estrias e flacidez da parede do abdômen.